PROJETOS RECENTES

uma amostra de projetos autorais em desenvolvimento, mas no portfólio de projetos tem a lista completa ;)

AMARALINA E ONDINA

Amaralina e Ondina são duas garotas bastante espertas, e um tanto mágicas, que criam mundos imaginários a partir da música e de brinquedos velhos. Amaralina e Ondina é uma série animada episódica com 13 episódios de 3 minutos cada e completamente desenhada e animada em 2D. O público-alvo da proposta são crianças na primeira e segunda infâncias, especialmente aquelas entre 3 e 6 anos de idade.

Situação: Em Desenvolvimento em parceria com a Ori Imagem e Som

Autoria do projeto: Marcelo Lima

Personagens criadas por Marcelo Lima e Renato Barreto (Arte)

O BICHO QUE

CHEGOU A FEIRA

Feira de Santana, interior da Bahia, 1964. Antão das Neves é um homem negro de classe média que sofre discriminação racial, mas é bem relacionado e disfarça sua raízes africanas. Além disso, ele é conservador e pouco interessado nos conturbados idos políticos do ano de 1964. Isso muda quando o comandante da repressão militar de Feira de Santana, o padre-armado Capelão, cruza seu caminho e dos seus amigos e passa a vigiá-los. A partir daí e do vínculo com a sua filha Tina, jovem com ideais revolucionários, Antão resgata suas raízes ancestrais que o transformam profundamente e lhe ajudam a encontrar respostas para o mundo que o cerca. Vencedor na categoria livre do II Prêmio Literário João Ubaldo Ribeiro 2019 promovido pela Prefeitura de Salvador, a HQ O Bicho Que Chegou a Feira é uma adaptação do romance de ficção histórica homônimo de Muniz Sodré feita pelo roteirista, professor e pesquisador de narrativas para HQ e audiovisual Marcelo Lima e conta com desenhos de Allan Alex, Alex Genaro, Eduardo Schloesser, Naara Nascimento e Hugo Canuto e design de Bruno Marcello. 21cm x 28cm | 142p | offset 90gr | P&B e cor | lombada quadrada | capa cartão

Situação: Primeira tiragem da HQ Esgotada / Adaptação do roteiro para longa-metragem em andamento.

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn - Black Circle
  • Spotify - Black Circle

OS AFROFUTURISTAS

Três irmãos nerds e negros protegem a Terra de alienígenas e outros perigos enquanto colecionam HQs, games e séries protagonizados por personagens pretos que são paródias da cultura pop de nosso mundo.
Os Afrofuturistas é uma série animada episódica, composta de 10 episódios de 22 minutos, dos gêneros de ação e comédia e com características das narrativas de super-heróis. Voltado para o público-alvo infantil, a partir dos sete anos de idade, e intergeracional, de fãs de cartoons. A série explora a estética do Afrofuturismo, misturando ficção científica, mitologia africana e afrobrasileira na concepção do universo ficcional.  
Situação: Em Desenvolvimento com apoio financeiro de R$120.000,00 da Fundação Cultural do Estado da Bahia.
Personagens e universo ficcional criado por Marcelo Lima

paredão baile black

Uiliam, Carol e Pedro são amigos de infância, universitários pretos que moram juntos em Salvador. Uiliam, estudante de Comunicação, nutre uma paixão secreta por Pedro e deseja ser um influenciador digital. Pedro, estudante de Administração, é trainee em uma empresa de grande porte e sonha em ter uma carreira corporativa. Estudante de música, DJ, e percussionista, Carol tenta levar a música popular negra para o ambiente acadêmico. Após terem seus sonhos frustrados, os amigos apostam tudo na realização de um desejo de adolescência: produzir uma festa. Assim, criam o Paredão Baile Black. Carol cuida da música, Uiliam produz e divulga e Pedro administra o empreendimento. Os amigos vivem conflitos interpessoais e enfrentam desafios até tornar o Paredão Baile Black a festa obrigatória para os jovens pretos da cidade.

Situação: Em desenvolvimento.

Personagens e universo ficcional criado por Marcelo Lima

Uma casa na serra das araras

1970. Déia e Dave são duas crianças que testemunham a destruição de uma parte do Quilombo Serra das Araras para dar lugar a uma Vila Militar. Dez anos se passam, enquanto Déia e Dave se apaixonam e crescem com o sonho de ter uma casa própria no que restou da Serra das Araras. Ao completar 20 anos, eles juntam os trocados obtidos fazendo serviços para os militares da Vila e decidem se casar. A decisão coincide com a chegada do Tenente Cortez, um novo comandante militar. As famílias de Déia e Dave se unem para celebrar a união dos dois e construir coletivamente a esperada casa. Contudo, quando começam a levantar os muros, são surpreendidos pela aparição do Tenente Cortez, que proíbe a obra e reclama a terra do Quilombo como terreno do Exército. Déia e Dave, então, lutam pelo direito de poder construir uma casa na Serra das Araras. Este projeto foi finalista do curso Nossos Passos Vêm de Longe, ministrado por Ana Maria Gonçalves e financiado pelo Itaú Cultural.

Situação: Em desenvolvimento.

Personagens e universo ficcional criado por Marcelo Lima

jamila, aprendiz de astronauta

Em um futuro distante, a galáxia de Ubuntu reúne diversos planetas que cooperam para o avanço de suas culturas e sociedades segundo o lema "Sou o que sou pelo que nós somos". Os Astronautas de Ubuntu formam um grupo de assistência que atende a chamados de ajuda e enfrentam desafios das mais variadas formas: desde ajudar um gato-robô a descer de uma árvore até fechar um buraco negro com armadilhas laser.
A pequena Jamila, uma menina genial de 7 anos de idade, sonha em se tornar uma Astronauta como a sua mãe, Tereza. Acompanhada de seu robô-aranha-impressora Ananzzi e do seu melhor amigo, o menino-ciborgue Akin, Jamila embarca por acidente na nave de sua mãe pouco antes dela partir em missão. Tereza encontra a filha e os amigos quando já estão no espaço. Tereza repreende Jamila, mas não tem alternativa a não ser levá-la pelos mais diversos planetas de Ubuntu, ajudando pessoas das mais diversas etnias planetárias.
Jamila, Aprendiz de Astronauta tem como objetivo criar uma série de ficção científica afrofuturista para crianças da faixa etária dos 4 aos 6 anos, mas podendo agradar também crianças mais velhas. O ritmo das aventuras é inspirado em sucessos como Patrulha Canina e PJ Masks.

Situação: Em desenvolvimento junto a Produtora Giro.

Personagens e universo ficcional criado por Marcelo Lima e Renato Barreto (Arte)

A Pequena Oficina de Dramaturgia é uma série de videoaulas gratuitas sobre as ferramentas básicas de roteiro para HQs e audiovisual. As cinco aulas da oficina cobrem a apresentação e discussão do processo criativo do roteirista, da logline ao roteiro. Além das aulas, serão disponibilizados os slides e outros materiais de apoio. A oficina estará disponível, em breve, neste site. A Pequena Oficina de Dramaturgia é apoiada através do Edital 001/2020 Calendário das Artes 2020, 8ª Edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).