DOWNLOADS
Baixe algumas das minhas HQs
(basta clicar na capa)
Baixe alguns dos meus Roteiros
(basta clicar no PDF)
O Quarto ao Lado
Sinopse: Rafa e Maycon são amigos de infância que se mudam juntos para estudar na capital. Rafa está em crise por ter sido traído por Isa, sua namorada de adolescência e, em uma noite de bebedeira, visita o quarto ao lado. Maycon, que sempre tivera uma queda pelo seu amigo, tem a noite dos seus sonhos. Maycon está preparado para iniciar o melhor momento da sua vida, mas Rafa reata com Isa e a relação dos dois amigos fica por um fio.
Ilustração por: João Oliveira, Bruno Marcello, Daiane Oliveira e André Leal.
Roteiro da HQ
O Bicho que Chegou a Feira
(adaptação do romance homônimo de Muniz Sodré)
Lucas da Vila de Sant'Anna da Feira
Sinopse: Quem foi Lucas da Feira? Até hoje não existem dados precisos que detalhem quem foi o negro que se rebelou contra a sociedade escravocrata em que viveu. Sabe-se que atuou nos arredores da atual cidade de Feira de Santana, nos começos do século XIX, atacando tropeiros que iam ou vinham da Feira do Gado. A obra Lucas da Vila de Sant’Anna da Feira busca dialogar com diversas fontes, oficiais ou não, para mostrar uma história possível da personagem, suas motivações e assim reapresentar esse mito histórico brasileiro para os leitores do século XXI.
Ilustração por: Helcio Rogério.
Roteiro da HQ
Lucas da Vila de Sant'Anna da Feira
Portfólio de Cenas Audiovisual
Ebooks Didáticos - Clique na Capa para Download
Produzidos no escopo do projeto “Balão das Letras - Oficinas de Adaptação Quadrinhística”, os ebooks versam sobre adaptação de obras literárias para HQs e um breve ensaio acadêmico sobre a narrativa e linguagem dos quadrinhos. Os autores dos ebooks são dois pesquisadores doutores pela UFBa e professores da área: João Araújo, membro do grupo de pesquisa em Análise de Teleficção (a-tevê) e autor de trabalhos que constam em publicações acadêmicas nacionais e internacionais, e Marcelo Lima, roteirista premiado de histórias em quadrinhos, ficção seriada e animação.
Se esses temas te interessam, baixa o material clicando na capa ao lado e se quiser saber mais você pode entrar em nosso site: https://www.balaodasletras.com/. Lá, você também conhece mais sobre o projeto, que além de produzir os ebooks ofereceu oficinas gratuitas de roteiro focadas na adaptação de obras literárias para HQ.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Tendo como ponto de partida a ideia de que o documento de pitch, aquele que reúne os elementos narrativos, dramatúrgicos e contextuais de uma obra, é o material mais vital para os estágios iniciais de desenvolvimento de uma série (inclusive de uma série animada), o autor Marcelo Lima conduz os leitores do e-book Escrevendo séries animadas: Para crianças e adultos de todas as idades ao longo do processo de elaboração dessas importantes etapas de constituição das bases para a produção de ficções seriadas de animação. A argumentação do autor visa a auxiliar roteiristas e criadores no delineamento do núcleo dramático principal de suas histórias e nas escolhas que conformam o formato do produto final. Ao focar na etapa de elaboração inicial de séries animadas, Lima apresenta alguns dos pilares que sustentam o desenvolvimento da obra e estabelecem a estrutura dramática da série, trabalhando noções como as de logline, gênero e formato, storyline, sinopse, curva dramática e motor narrativo. Trata-se de um importante guia para nortear o trabalho de criadores e criadoras que estão ansiosos para “colocar a mão na massa” e levar suas histórias animadas para o mundo.
Aplicativos de Roteiro!
Talvez vocês já tenham ouvido falar que para ser roteirista tem que baixar um programa de roteiro. Isso é meia verdade: pode-se escrever um roteiro até em um pedaço de guardanapo (como fez o cantor Chorão pro roteiro de O Magnata), mas os aplicativos facilitam o processo encaixando o texto no formato padrão da indústria (chamado de Master Scenes). Bom, diante disso, qual escolher? Muitos vão sugerir o Final Draft que é o aplicativo padrão na maioria das salas de roteiro e projetos, só que ele tem um porém brabo para quem tá iniciando: custa 200 dólares (algo em torno de 1200 reais)/ano! Ou seja, um preço bem salgado e, por isso, vou te sugerir algumas opções:
Trelby: Esse é o único da lista que ainda não testei, mas é muito elogiado por ser leve, customizável e por exportar e importar no formato .fdx (o formato do Final Draft, ou seja, o que os grandes players utilizam). É 100% de graça em todas as funcionalidades 🙂
https://www.trelby.org
WriterSolo: Versão offline do WriterDuet. Tem todas as funcionalidades, só não permite escrita colaborativa e você tem que configurar o salvamento dos arquivos - o que pode gerar alguma dor de cabeça e perda de roteiros. Mas é gratuito e uma mão na roda, permite exportar para WriterDuet caso você queira as funcionalidades pro e trabalho na nuvem.
https://writersolo.com/#
FadeIn: Esse é um software pago, mas que permite uso gratuito com marca d’água. O legal do FadeIn é que ele é dos mesmos desenvolvedores do Final Draft e, por isso, funciona do mesmo jeito - o que pode ser um treino pra quem pretende depois migrar pro Final Draft. A compatibilidade dos arquivos do Fade In com o Final Draft é de 100%
https://www.fadeinpro.com/index.pl?reopen=true
O que eu mais gosto: Kit Scenarist: Esse aqui é 100% gratuito, exporta bem em .fdx e possui funcionalidades interessantes como um timer pra você ter uma noção do tempo que seu roteiro terá em tela. A tradução dele pra PT BR é esquisita, o que pode dificultar entender o que cada aba do software faz, mas após um pouco de treino ele funciona perfeitamente.
kitscenarist.ru/en/download.html