Marcelo Lima é Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBa) com pesquisa nas áreas de Dramaturgia, Serialidade, Animação e Transmídia. É professor de roteiro para HQs e audiovisual na Estação do Drama (UFBa),narrAtiVas (Benditas) e na Pequena Oficina de Dramaturgia (Funceb/Calendário das Artes). Atua como roteirista de histórias em quadrinhos, ficção seriada e documentário. Escreveu a série de interprogramas animados "Auts" (PlayKids); cocriou e escreveu a série animada "Pequenos Narradores", em produção para a TV Aratu; é cocriador e roteirista da série "Galera da Praia" (Griot Filmes/Projeto Tamar), em produção para a ZooMoo; é cocriador e roteirista da série animada "Malika", fantasia baseada na mitologia africana, em desenvolvimento no Núcleo Criativo Griot Filmes, financiado pelo PRODAV 03. Foi roteirista da série animada "Beliche Voador" (Plot Kids/SC) e da série documental "Formula Dreams" (Story Productions/SP).

É autor de diversos projetos de animação e documentário, artigos sobre dramaturgia e livros de Histórias em Quadrinhos, tendo sido agraciado com o Prêmio Literário do Selo João Ubaldo Ribeiro da Prefeitura de Salvador (2017) pela adaptação para HQ do romance “O Bicho que Chegou a Feira”, de Muniz Sodré. É autor ou coautor de ao menos 30 projetos aprovados em editais e chamadas públicas culturais. É consultor de roteiro do curta "A Menina que queria voar", de Taís Amordivino, e da HQ "Contos dos Orixás", de Hugo Canuto. Atualmente desenvolve a série animada de sua autoria Os Afrofuturistas, financiada pelo Edital de Audiovisual da SECULT/BA e participa das pesquisas "História da Animação na Bahia" e "Vários Mundos, Uma Bahia - um estudo sobre a construção de Mundos Ficcionais nas Séries Baianas", financiadas pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. 

Escreve para diversas mídias e linguagens, especialmente nos gêneros aventura, ação, animação e dramédia voltados para o público infantil e jovem adulto.

Foto por Rafael Martins

Ilustração por Alex Genaro (HQ "O Bicho que Chegou a Feira", de Marcelo Lima)

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn - Black Circle
  • Spotify - Black Circle