top of page

2020

COlaboratório Criativo (netflix/afar ventures)

O Colaboratório Criativo, o Colab, foi  umprograma de formação de roteiristas negres da plataforma de streaming realizada pela WIP e Afar Ventures.

Tive o orgulho de ter sido um dos doze convidados para a primeira turma do Colab, em 2020, junto a um dream team incrível de colegas roteiristas os quais eu já admirava muito. Foi uma maratona de três meses de concepção e desenvolvimento um projeto audiovisual e tive a alegria da minha ideia ter sido uma das duas selecionadas para prosseguir com o desenvolvimento ao longo de 2021.

A passagem pelo Colab veio num momento muito difícil, quando a pandemia estava em seu auge. Em meio ao isolamento, o Colab foi um espaço de troca de saberes muito intenso que me abriu muitas portas e conexões que seriam impossíveis de destravar por ser um nordestino residente.

No Colab que notei que minha experiência como roteirista, até então em projetos de séries e HQs de produtoras independentes do Nordeste, não estava nem um pouco atrás do que o mercado e projetos de alto orçamento buscavam. Por isso, sai do Colab mais empoderado e autoconfiante do que já fiz e do que seguirei fazendo em salas de roteiro em projetos de todo o Brasil.

​

PEQUENA OFICINA DE DRAMATURGIA

A Pequena Oficina de Dramaturgia é um curso online e gratuito que visa apresentar as ferramentas básicas da escrita de roteiro para séries, filmes, jogos digitais e histórias em quadrinhos. O projeto é composto por 8 videoaulas sobre tópicos como Logline, Storyline, indicações de bibliografia, dentre outros. São mais de 3 horas de conteúdo e cerca de 200 slides (que podem ser baixados) que ilustram e exemplificam os conceitos e ferramentas tratados em cada videoaula. É possível acessar o curso clicando aqui!

A Pequena Oficina de Dramaturgia é criada e ministrada pelo roteirista e professor Marcelo Lima e tem apoio de edição da artista visual Milena Abreu. O projeto foi aprovado pelo edital Calendário das Artes 2020 - 8ª edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado.
 

DEFESA DE DOUTORADO- o caso de Steven Universo

Foram 13 anos de percurso acadêmico, com alguns hiatos, até a defesa de Doutorado, trabalho orientado pela Profa Dra Maria Carmem Jacob. Muita pressão, mas foi uma das minhas maiores conquistas. Em breve a tese estará disponível a todos.
Serialidade e narrativa nos desenhos animados: o caso de Steven Universo
RESUMO: A presente tese busca compreender de que forma a sinergia entre as ações gerenciais e desejos de tomada de posição por parte dos gestores da rede Cartoon Network e da showrunner criadora Rebecca Sugar tornou possível a realização de uma narrativa contínua complexa na série animada de curta duração Steven Universo, lançada em 2013. A construção da prossecução narrativa em séries animadas de curta duração é incomum, porém foi favorecida por apostas da Cartoon Network, que, a partir dos anos 2010, criou novos modelos de programação de suas séries originais visando tornar a rede competitiva em um cenário cada vez mais acirrado de disputa com portais de streaming de conteúdos como a Hulu e a Netflix.  Em nossa pesquisa encontramos evidências de que a sinergia entre as práticas de gerenciamento, produção e distribuição da CN se alinham às propostas criativas de Rebecca Sugar para trazer inovação ao campo de produção de séries animadas.

O BICHO QUE CHEGOU A FEIRA

Saiu na capa do Caderno 2 do A Tarde uma matéria bem legal do jornalista Francisco Castro Jr. sobre O Bicho que Chegou a Feira, HQ que adapta o romance homônimo de Muniz Sodré que foi lançada em 2019, mas seguiu reverberando ao longo de 2020. A HQ se encontra esgotada desde 2019, mas planejamos relançar em breve.

​

Além disso, na seção de Downloads está disponível o roteiro da adaptação para os interessados em estudar e se aprofundar na dramaturgia para HQs. 

QUADRINHOS PARA A QUARENTENA

O quadrinhista Zé Wellington convocou artistas de todo Brasil a disponibilizarem HQs para leitura gratuita durante o período de quarentena. Foram centenas de títulos e dentre eles estiveram duas HQs que publiquei no início dos anos 2010: O Quarto ao Lado e Lucas da Vila de Sant"Anna da Feira. Após a campanha decidi manter as HQs disponíveis aqui no site e você pode baixar aqui.

NICHO 54 -PAREDÃO

Em Outubro de 2020 tive o prazer de ser selecionado para o Laboratório Nicho 54 junto com a produtora executiva Flávia Santana. O projeto que levamos, Paredão Baile Black, passou por uma imersão de dramaturgia e produção por uma semana com profissionais como Emerson Dindo, Jotagá Crema, Fernanda Lomba e Joelma Oliveira. 

 

Logline do Projeto: Quando a grana aperta, um trio de universitários pretos decide investir todas as fichas no sonho de organizar uma festa negra.

​

USINA DO DRAMA

Lançamos a segunda edição do Usina do Drama, laboratório de formação de roteiristas que funciona como atividade de extensão da Universidade Federal da Bahia. Foram oferecidas vagas para 28 projetos que foram trabalhados pelos seus autores junto a uma  equipe formada por roteiristas experientes no campo das séries e professores/pesquisadores doutores. Fui tutor da turma de Animação e também um dos criadores do projeto, que ofereceu mais de 100 horas de formação para os selecionados. A Usina do Drama foi financiada pela Fundo de Cultura da Bahia.

​

ENCONTROS E LIVES, Muitas Lives

O ano das lives começou com um evento presencial antes da pandemia. Foi o Primeira Orelha Convida Quadrinhos e Literatura, organizada pelo maravilhoso Deko Lipe e onde tive o prazer de debater junto a Marcello Fontana, Amine Barbuda e Bruno Marcello.

 

No campo das lives destaco os eventos:​

- Black Bahia;

- Live Gran Maítre Filmes

- Mesa "Quem conta um conto... Roteirização de Peças Animadas", no Dia Internacional da Animação, organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação"

- Palestra "O Processo Criativo dos Roteiros de HQs" na Mostra Literária de Salvador.

- Mesa "Representatividade preta na animação brasileira", organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação. Essa foi uma atividade memorável pra mim por ter tido a chance de conhecer Sandro Lopes que veio a falecer no ano seguinte e é uma perda irreparável para a animação brasileira. A live ainda se encontra disponível clicando aqui.

bottom of page